Funções do Gerenciador de Ficheiros (arquivos)

 Efetue login em seu cPanel;

2. Na aba "ARQUIVOS" clique sobre a opção "Gerenciador de arquivos":

A partir de agora, você estará dentro do Gerenciador de Arquivos do seu cPanel, onde será possível executar diversas ações em arquivos e pastas da sua hospedagem de sites.


Criar arquivos e pastas:

1. Clique sobre  "+ Arquivo" para criar um arquivo, ou em  "+ Pasta" para criar uma pasta, ambas as opções estão localizadas no canto superior esquerdo do gerenciador:

Em seguida, defina o nome do arquivo que deseja criar com a sua extensão (txt, html, php) e o local (caminho da pasta) em que o arquivo será criado. Clique em "Create New File" para criar o arquivo, ou em "Cancel" para cancelar a operação:

Se estiver criando uma pasta, o procedimento é parecido. Basta definir o nome da pasta que deseja criar e o local em que a mesma será criada. Clique em "Create New Folder" para criar a pasta, ou em "Cancel" para cancelar a operação:

Após realizar os procedimentos, o arquivo/pasta que foram criados, serão listados no local definido por você no ato da criação.


Copiar arquivos e pastas:

1. Basta selecionar o arquivo ou pasta desejado e clicar sobre a opção "Copiar" localizada no canto superior esquerdo do gerenciador:

Outra forma de realizar a cópia, é clicar com o lado direito do mouse sobre o arquivo ou pasta, e selecionar a opção "Copy":

Em seguida, defina o local (caminho) para o qual deseja copiar o arquivo ou pasta. Clique em "Copy File (s)" para copiá-los ou "Cancel" para cancelar a operação:

Obs: Você poderá selecionar mais de um arquivo ou pasta para que sejam copiados simultaneamente. 


Mover arquivos e pastas:

1. Basta selecionar o arquivo ou pasta desejado e clicar na opção "Mover" localizada no canto superior esquerdo do gerenciador:

Em seguida, defina o caminho onde o arquivo/pasta será movido. Para confirmar a operação clique em "Move File(s)" ou em "Cancel" para cancelar:

Outra forma de realizar este procedimento, é clicar com o lado direito do mouse sobre o arquivo ou pasta, e selecionar a opção "Move":

Obs: Você poderá selecionar mais de um arquivo ou pasta para que sejam movidos simultaneamente. 


Fazer download/baixar arquivos e pastas:

1. Verifique abaixo as formas para realizar download de arquivos e pastas:

  • Arquivos:

Basta selecionar o arquivo e depois clicar na opção "Baixar" localizada no canto superior esquerdo do gerenciador, ou você poderá dar um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o arquivo:

  • Pastas:

Para efetuar o download de uma pasta, primeiro você terá que compactá-la. Para isso, selecione a pasta que deseja baixar, e clique sobre a opção "Compactar" localizada no canto superior direito do gerenciador:

Posteriormente, escolha o tipo de compactação, e o caminho em que a pasta será salva após ser compactada, e clique em "Compress File(s)":

Feito isso, a pasta já compactada vai aparecer no local (caminho) que você definiu. Basta selecioná-la e em seguida clicar sobre a opção "Baixar" localizada no canto superior esquerdo do gerenciador, ou você poderá dar um duplo clique com o mouse sobre a pasta:

Obs: Você poderá selecionar mais de um arquivo ou pasta para que sejam baixados simultaneamente. 


Excluir arquivos e pastas:

1. Basta selecionar o arquivo ou pasta desejado e em seguida clicar sobre a opção "Excluir" localizada no canto superior esquerdo do gerenciador:

Será apresentada na tela uma mensagem para confirmar a operação. Basta clicar em "Confirm" para excluir o arquivo ou pasta ou em "Cancel" para cancelar:

a. Você tem a opção de excluir o arquivo ou pasta de forma permanente - para isso basta marcar a opção "Ignorar a lixeira e excluir permanentemente os arquivos". Se você não marcar esta opção, os arquivos/pastas selecionados serão excluídos, porém, ficarão salvos na pasta ".trash" (lixeira) caso desejar recuperá-los em outro momento.

Outra forma de realizar a exclusão, é clicar com o lado direito do mouse sobre o arquivo ou pasta, e selecionar a opção "Delete":

Obs: Você poderá selecionar mais de um arquivo ou pasta para que sejam excluídos simultaneamente. 


Renomear arquivos e pastas:

1. Basta selecionar o arquivo ou pasta desejado, e clicar sobre a opção "Renomear" localizada na parte superior do gerenciador:

Outra forma de realizar a renomeação, é clicar com o lado direito do mouse sobre o arquivo ou pasta, e selecionar a opção "Rename":

Existe ainda uma outra maneira de renomear um arquivo ou pasta. Basta clicar com o mouse em cima do arquivo/pasta que deseja renomear até que o campo se torne editável, como na imagem abaixo:


Editar arquivos:

1. Apenas arquivos são habilitados para edições. Para editar um arquivo, basta selecioná-lo e clicar sobre a opção "Editar" localizada na parte superior do gerenciador:

Será apresentada na tela uma mensagem para confirmar a operação. Basta clicar em "Edit" para editar o arquivo ou em "Cancel" para cancelar:

Outra forma de realizar a edição, é clicar com o lado direito do mouse sobre o arquivo e selecionar a opção "Edit":

 

Nota: Se você tiver conhecimentos avançados, poderá editar o arquivo através da opção "Editor de códigos" e se o arquivo for no formato html, você poderá utilizar a opção "Editor de HTML".

 


Alterar as permissões de arquivos e pastas:

1. Basta selecionar o arquivo ou pasta desejado e clicar sobre a opção "Permissões" localizada no canto superior direito do gerenciador:

Será apresentada uma tela para que você defina as permissões que deseja conceder ao arquivo/pasta. Basta clicar em "Change Permissions" para alterar as permissões, ou em "Cancel" para cancelar:

Outra forma de realizar a alteração das permissões, é clicar com o lado direito do mouse sobre o arquivo ou pasta, e selecionar a opção "Change Permissions":

Existe ainda uma outra maneira de realizar este procedimento. Ao lado dos arquivos e pastas do seu gerenciador, na coluna "Permissions", basta clicar sobre o número da respectiva permissão e alterar para a permissão desejada. Feito isso, clique em "Save" para confirmar a operação, ou em "Cancel" para cancelar:

Nota: Pastas/diretórios devem ser configurados com permissão 755 (ou mais restritiva). Arquivos devem ser configurados com permissão 644 (ou mais restritiva). Caso tenha dúvidas sobre a alteração das permissões leia este artigo para obter mais informações.

 


Compactar arquivos e pastas:

1. Basta selecionar o arquivo ou pasta desejado e clicar na opção "Compactar" localizada no canto superior direito do gerenciador:

Posteriormente, escolha o tipo de compactação, e o caminho em que o arquivo/pasta será salvo após ser compactado, e clique em "Compress File(s)":

Outra forma de realizar a compactação, é clicar com o lado direito do mouse sobre o arquivo ou pasta, e selecionar a opção "Compress":

Obs: Você poderá selecionar mais de um arquivo ou pasta para que sejam compactados simultaneamente. 


Extrair arquivos e pastas compactados:

1. Basta selecionar o arquivo ou pasta compactado e clicar na opção "Extrair" localizada no canto superior direito do gerenciador:

Em seguida, defina o caminho onde o arquivo/pasta será extraído. Para confirmar a operação clique em "Extract File(s)" ou em "Cancel" para cancelar:

Outra forma de realizar a extração, é clicar com o lado direito do mouse sobre o arquivo ou pasta compactado, e selecionar a opção "Extract":

Nota: Ressaltamos que nossos servidores podem compactar e extrair arquivos .zip, .bz2, .gz, .tar, .tar.bz2 e .tar.gz

 


Visualizar o conteúdo de arquivos e pastas:

1. Para visualizar o conteúdo de um arquivo, basta selecioná-lo e clicar sobre a opção "Exibir" localizada no canto superior direito do gerenciador:

Outra forma de visualizar, é clicar com o lado direito do mouse sobre o arquivo e selecionar a opção "View":

Para visualizar o conteúdo de uma pasta, basta clicar sobre a mesma.

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Publicando Site pelo FIlizila

Publicando o Site pelo FTP Filizila Abra o Filezilla. A tela do Filezilla é bem simples, para...

Alterando a Senha do CPanel

Alterando a Senha do CPanel1. Faça login na sua Área do cliente.2. Clique sobre o plano de...

Criar conta FTP

Criar Conta FTP1. Efetue login em seu cPanel; 2. Na aba "ARQUIVOS" clique sobre a opção "Contas...